trca de benção x arrogancia

10 mensagens
  • Sandra escreveu - Outubro 02 2008

Concuerdo con Usted Ricardo de Shango, hay mucha gente en la religion lastimosamente conoci, que estan echando por el suelo el nombre de nuestra querida religion, que nuestros principios basicos ni siquiera conocen!! Jamas seran Aleyos....

• Ricardo Ramon escreveu - Outubro 01 2008

muy buen foro,acabo de entrar y ayo que las cosas son igual en brazil o argentina,la persona que no tiene un minimo de humildad no tendria que ser iniciada ,pero su entorno tampoco tendria quie solicitar su benza y decir por que lo hace,y,saludar a su eleeda al pie del ronco,,,ese tipo de personaje no merece nuestro respeto,el verdadero religioso es manso,humilde y un eterno ALEYO,,,
    MOTUMBA,,,
    RICARDO DE SHANGO AGANJU SOLA,,,

• Keila escreveu - Julho 31 2008

Infelizmente, acho que isso é tão normal que nem estranho mais. Não vou generalizar, mas que a maioria dos cargos não trocam bençãos e principalmente não beijam a mão de quem pede, isso é quase que normal. Na hora de fazer o santo, todo mundo se diz humilde, mas basta carregar um cargo ou anos de santo para tornar-se pedante. Espero continuar sendo como sempre fui, humilde e igual com todos dentro do Ilê.
    Mas como dizem, a mãe cria e educa todos igualmente, mas nem todo exercitam igualmente o que aprenderam.
    MOTUMBÁ

• Franco escreveu - Junho 02 2008

Desejo que a mudança principal seja dentro de cada um desses zeladores e iniciados para que possamos de mãos dadas impunhar a bandeira de nosso candomblé , independende de nação, hierarquia e etc.
    " Para que sejamos bons pais, precisamos anter ser ótimos filhos"
    Vodum paunha anadogi
    Franco Tí Avehekuete.

O abuso do poder..a ignorância..o descaso..a intolerância que começa nas próprias casas de Santo..Claro que anda existes casas e zeladores .. digo Zeladores de orixás, que vivem a religião com um carinho, tratam os filhos como parte da familia o que não deixa de ser e tem humildade suficiente de abaixar diante de um orixá recém feito e pedir a benção.sem a portura dos donos da verdade e do mundo.

Olá Érika!
    Concordo com vc exatamente e já tive oportunidade de presenciar situações como esta , aliás diga-se de passagem assisti a uma situação onde todos os convidados na casa de um dito antigo na nação ficaram cosnstrangidos. De cigarro em punho o dito Pai de Santo que estava no auge de uma brincadeira de certo mau gosto um irmão deixou o filho sem ação a após o dobale e o pedido de benção onde o pai começa a espraguejar o pobre filho.. diante de várias pessoas e o empurra em uma postura de ignorância, descaso e falta de respeito, principalmente... Veja mais em um momento de tanta humildade.
    Indignado, ainda aprocurei saber se existia motivo para tanto, já que se tratava de uma pessoa comumente dócil. e o dignissimo me relatou que não tinha motivos, que era para que todos do axé vissem do que ele era capaz e que o respeitassem. Será que algum dia ele terá dos mesmos o dito respeito??
    Sinceramente, desde iniciado tenho assistido a esse tipo de postura...e acho lamentável.. ver menos

• Vika escreveu - Maio 21 2008

ACHO QUE AI VAI DEPENDER DA COUTRINA RECEBIDA EM CADA ILÊ.
    MAS ACHO ISSO UM DESAFORO AINDA MAS QUANDO É ESSAS PESSOA QUE SE ACHAM BABALORIXA . OU POR QUE TEM UM ORIXA DE RENOME OU TEM ALTO GRAU ELES ESQUECEM QUE NAO ESTAMOS BEDINDO ABENÇÃO A ELES I SIM AO SEU ORIXA E QUE ELAS JA PASSARAM POR ISSO TMB...

OBS: APOIADO AMIGA PATRICIA !!!!

• Paulo Sergio escreveu - Maio 11 2008

a hierarquia dentro ou fora permanece o mesmo , mas a educaçao de hoje que mudou muito, os filhos de orixa hoje estao perdendo o medo e melhor ainda nao foram insinados como nos velhos tempos , orixa e orixa e filhos sao filhos um sabe o que o outro faz dito

• Patricia escreveu - Abril 27 2008

Já passei por isso e te digo uma coisa, Orisá é sabio.
    Sabe muito bem que voce o comprimenta e não a pessoa que o carrega.
    As pessoas que voce diz balaustres são mesmo balaustre, uns bobos que ficam fazendo decoração.
    Asé é humildade e não soberba
    Pobre daquele que não respeita orisá.

Diretório A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z